Saturday, August 10, 2013

A Lisa vai fechar a cara

A ciência tem razões que a própria razão desautoriza, despreza e abomina. Pois não é que "pesquisadores" resolveram remexer nas ossadas de velhas igrejas florentinas para achar a caveira da Lisa Gherardini, mais conhecida nas rodas sociais como Mona Lisa? Nem a bela jovem de enigmático sorriso pode resistir a quinhentos anos de decomposição. Que graça terá ver finalmente os dentes da Sra. Gioconda, se é que dentes restaram, e ver de quebra suas raízes, as órbitas vazias, o maxilar desarticulado?
Vocês terão de perguntar a Silvano Vinceti, que está violando tumbas na basílica de Santissima Annunziata, em Florença, armado, além de pá e picareta, de testes de ADN. Ele quer achar os restos de Piero, filho de Lisa, e compará-lo com o esqueleto que já desenterrou no convento de  Santa Orsola, no qual a musa de Leonardo passou seu último ano de vida. Obtidas as respostas, que fará ele com os despojos? Exibi-los detrás de um vidro impenetrável, como o quadro do Louvre, para uma fila de basbaques, cada um ficando diante deles o mesmo tempo que leva para passar numa catraca de metrô?
Ah, agora me lembro, esse tal de Vinceti é o mesmo que, algum tempo atrás, desenterrou ossos que poderiam ser de Caravaggio, para esclarecer não sei bem o quê. É, o rapaz não toma jeito. Acautelem-se, artistas e modelos, descanso eterno virou apenas frágil metáfora.

No comments: