Wednesday, January 16, 2013

O velho "tube" a a arte

Aqui no Brasil não é comum transporte urbano fazer propaganda; eu, pelo menos, nunca vi. Mas parece que em Londres a prática de seu metrô, chamado informalmente de "tube", alardear suas vantagens é, literalmente, centenária. A comemoração dos 150 anos da inauguração do metrô londrino deu pretexto ao Museu dos Transportes de lá para fazer uma exposição de 150 cartazes de propaganda do metrô, veiculados em mais de 10 décadas. Destaco o acima, que convida as pessoas a usarem o metrô para visitar a Tate Gallery (hoje seriam as Tates, pois há a Britain e a Modern). Considero-a uma grande peça de desenho, criada por David Booth em 1987, e que se baseia numa obra-prima de desenho conhecida em todo mundo, o mapa do metrô criado por Harry Beck ainda na década de 1930 e aperfeiçoado por Harold Hutchison nos anos 1960. Esse cartaz diz tudo, com uma incrível economia de elementos.
Vejam aqui uma pequena amostra dos cartazes, na BBC-Brasil.

1 comment:

CLÁUDIO CALDAS said...

Muito boa notícia...uma pena que a gente esteja tão longe de poder ver toda a exposição.
Agora o Metrô do Rio, único no Brasil que conheço, além de muito jovem ainda, registra muitos problemas e uma propaganda de si, não me parece que pegaria muito bem.